Blog

Será que está na hora? Descubra quando criar a comissão de formatura!

  • 10 de janeiro de 2019

Dentre os muitos sonhos que alimentamos enquanto estamos na universidade, se formar e comemorar o diploma com a família é um dos maiores.

 

E, por isso, é comum que surjam muitas dúvidas no decorrer do curso, incluindo a que é mais comum: quando a turma da faculdade deve se preocupar em montar a comissão de formatura?

 

A resposta para essa questão é muito simples, mas também envolve detalhes que podem influenciar na decisão da sua turma da faculdade. Quer descobrir se está na hora de você começar a se preocupar com a comissão de formatura? Confira nossas dicas!                                                                     

Afinal, qual o melhor momento para montar a comissão de formatura?

A verdade é que organizar uma festa de formatura não é nada simples e exige muita organização. Decisões como que a do aluguel do espaço, tipo de decoração que será usada, contratação de buffet, não são simples de escolher e demandam, sobretudo, tempo.

 

De fato, uma festa realmente bem feita e sem imprevistos deve levar pelo menos 1 ano e meio de planejamento. Mas quanto antes a comissão de formatura for formada e começar os trâmites e planejamento, melhor para toda a turma e menos problemas e imprevistos serão enfrentados.

 

E esse fator deve ser levado em consideração por toda a turma. Além disso, começar a organizar a formatura ainda antes, com 3 anos de antecedência, permite que a turma faça pré-eventos e torna o processo de formar muito mais inesquecível.

 

Ainda está confuso sobre o momento ideal para criar a comissão? Confira nossas outras dicas:

1. Leve em consideração a quantidade de semestres do curso

Se o seu curso tem 8 semestres, um bom ponto de partida para a comissão é a partir do 4º semestre. Assim, a comissão terá tempo o suficiente para organizar tudo sem correria e nem dor de cabeça, e ainda estender a comemoração para alguns pré-eventos.

 

Além disso, começar uma comissão nesse período é bem estratégico e evita problemas comuns ao começar a organização cedo demais (nos 2 primeiros semestres da turma, por exemplo). A partir do 4º semestre, a turma já está muito mais decidida, e é incomum que estudantes saiam ou troquem de curso depois desse período.

2. Tenha em mente as facilidades de pagamento

Mais tempo até a festa significa que você e todos os seus colegas terão mais tempo para pagar e juntar dinheiro para a formatura. Se uma festa sairá por R$ 3 mil para cada estudante, por exemplo, é muito mais acessível pagar esses R$ 3 mil parcelados em 24 meses, do que pagar em 1 ano, não é?

3. Decida se quer participar de pré-eventos de formatura

Os pré-eventos são uma oportunidade para você começar a comemorar a formatura antes mesmo do grande momento, curtindo cada segundo com seus amigos e colegas de faculdade.

 

Festas 100 dias ou até mesmo 365 dias antes da formatura são algumas das opções. Além disso, alguns cursos, como Medicina, realizam também pré-eventos quando a turma chega na metade do curso.