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Saiba como fazer o Estatuto da Comissão de Formatura

  • 16 de novembro de 2020

Compromissos e responsabilidades envolvem a organização de uma formatura, o Estatuto é uma ferramenta usada para firmar esse comprometimento

Se você faz parte da comissão de formatura, já está ciente que são grandes as responsabilidades e escolhas que deverá fazer como membro. O que muitos não sabem, é que um dos principais aliados dos membros da comissão neste momento é o Estatuto da Comissão de Formatura. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e esclareça suas dúvidas a seguir!

O que é o estatuto?

O estatuto é um documento para a criação de uma associação sem fins lucrativos, que deve ser registrado em cartório em pessoa jurídica. A sua finalidade é assegurar os direitos de cada membro da comissão de formatura e suas obrigações para com os outros formandos que não fazem parte da comissão.

É obrigatório?

Não é obrigatório. Entretanto, o estatuto serve para assegurar que todas as decisões serão tomadas em assembleia, com a presença de todos ou da maior parte e que se algo está sendo feito é porque a maioria concordou independente de inimizades ou favoritismo entre os formandos.

Quais elementos devem ter no estatuto?

O estatuto da comissão de formatura não segue um modelo padrão, mas existem informações que devem conter para que o mesmo faça sentido. Nos próximos itens falaremos de alguns dos elementos que devem conter no estatuto da comissão de formatura. Confira:

  • Nome de cada membro e suas funções e deveres

Por se tratar de um documento oficial, todos os envolvidos na comissão de formatura devem estar especificados no estatuto, bem como qual função cada membro fica responsável.

  • Hierarquia da comissão

Como qualquer assembleia a comissão de formatura tem uma hierarquia a ser respeitada e, conter especificamente quem é o presidente, o vice-presidente, primeiro e segundo secretário. Dependendo do tamanho da comissão de formatura podem ser incluídos outros cargos.

  • Quórum de deliberação

Um ponto importante para não haver problemas é como a comissão irá se organizar para realizar a tomada de decisões. É seguro para todos determinar o número mínimo de votantes, o registro em ata das decisões e como será repassado aos demais formandos.

  • Definição dos prazos de pagamentos

Sabendo que quando se trata de dinheiro tudo tem que estar muito claro, vale colocar também os prazos de pagamento e como será administrado o dinheiro destinado ao baile de formatura e/ou solenidade de colação de grau, além dos eventos extraoficiais. Deixe claro também como será feita a prestação de contas aos demais formandos que não fazem parte da comissão.

  • Local onde será sediada a comissão de formatura

Toda assembleia deve ser realizada em uma sede, definir o local é essencial para que não haja problemas quando for marcada alguma reunião.

  • Período de validade da associação

Claro que o estatuto não vale para vida toda e logo após a formatura ele não valerá mais, no entanto deixe especificado a partir de quando ele começa a valer e qual a sua data final.

Assim como o estatuto é importante, a escolha dos profissionais que vão organizar o seu evento também é fundamental. A Cadu Formaturas conta com a melhor equipe para fazer do seu sonho uma realidade!