Blog

Culto ecumênico: esclareça as principais dúvidas

  • 16 de julho de 2020

Cadu Formaturas organiza o evento religioso de preferência da sua turma

Depois de uma longa jornada nada melhor do que agradecer pela realização da sua formatura. E se você não abre mão de viver esse momento único e deseja se apegar à sua fé junto com colegas, amigos e familiares, nada melhor do que celebrar religiosamente a ocasião. Entre as opções está o culto ecumênico de formatura. Quer conhecer mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o assunto? Siga adiante e boa leitura!

O que é um culto ecumênico?

O culto ecumênico é um conceito de longa data que representa um culto religioso que contempla diversas crenças, não é uma solenidade de uma religião em específico, ele abrange todas elas. Isto é, um conjunto de ritos de diferentes religiões celebradas em uma mesma cerimônia.

Sendo assim, o culto ecumênico é uma cerimônia religiosa da formatura em que as pessoas refletem, agradecem e se conectam com sua fé.

Qual o melhor local?

O ideal é que o culto ecumênico não seja feito em templos religiosos, a fim de preservar o pretexto de atender à diversidade. Então, a turma pode realizar a homenagem em auditório ou em outras dependências da universidade, se possível. Se for o caso de não haver espaço suficiente, deve-se optar por um local que possa suportar todos de forma confortável.

Qual tipo de roupa pode usar?

O ideal é que as roupas sejam mais discretas e até mesmo mais comportadas. No entanto, há a possibilidade de dar um toque de sofisticação. As meninas, por exemplo, podem usar um vestido de cor sóbria até o joelho e com acessórios que consigam compor o visual sem necessariamente ser algo que chama muita atenção. Os rapazes podem optar por roupas sociais e até mesmo passeio completo, caso seja do gosto de todos.

Pode-se definir a mesma cor para formandos e formandas ou ainda pode-se optar por cada um ir com a roupa desejada, desde que as recomendações sejam seguidas.

Quem vai celebrar o evento?

O culto ecumênico deve abranger as mais diversas crenças. O ideal é que a comissão de formatura se reúna com a turma e faça o levantamento de quais são as suas religiões antes de definir quem serão os líderes.

Em momentos diferentes, esses líderes vão promover seus discursos, abordar os aspectos que condizem com a sua fé, assim como comemorar a conquista dos formandos. O ideal é que haja um planejamento para a cerimônia, além de elaborar uma espécie de roteiro que vai definir o momento de cada líder se pronunciar.

Anotou as dicas? Não importa a sua crença ou religião, a Cadu Formaturas está pronta para oferecer um atendimento diferenciado e organizar esse momento de comunhão e fé para você.