Blog

Como se preparar para a primeira entrevista de emprego

  • 20 de maio de 2020

Você quer ingressar no mercado de trabalho e foi chamado para uma entrevista? Não permita que o nervosismo atrapalhe o seu desempenho

Você encaminhou o currículo e a empresa se interessou pelo seu perfil para determinada vaga. Agora, o recrutador fará uma análise mais profunda para saber se as competências informadas serão validadas ou não. É a hora da entrevista!

Se esse momento já causa ansiedade para profissionais com experiência, imagine em quem nunca fez uma entrevista na vida? Mas calma, não precisa se desesperar. É normal que a insegurança seja maior e nós estamos aqui para mostrar que fazer uma entrevista não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Fale sobre você

O que está escrito no seu currículo, o entrevistador já sabe. Então, não precisa repetir necessariamente tudo que está nele. Fale dos seus pontos fortes e fracos, isso demonstra autoconhecimento. Vale a pena também citar trabalhos voluntários que tenha participado. Pode falar de situações que tenha vivido com a família ou amigos, mas não precisa se estender tanto na vida pessoal. Evite assuntos políticos ou de cunho religioso.

Estude a empresa antes

É obrigatório conhecer a empresa que você está se candidatando para trabalhar. Qual o ramo? Nacional ou multinacional? Qual a sua missão? E a visão? Essas informações têm que estar na ponta da língua. Você não vai conseguir convencer o recrutador que é o melhor para ocupar aquela vaga se não tem ideia do que a empresa faz.

Seja pontual

Organize-se para evitar atrasos. Se você enfrentou algum imprevisto no caminho e vai chegar após o horário combinado, ligue para a empresa informando o motivo.

Apresentação pessoal

Compareça a entrevista com o cabelo penteado, barba feita e unhas limpas. A higiene pessoal é indispensável para uma boa apresentação. A dica básica para não errar na hora de se vestir é optar por roupas com tons suaves. Evite estampas e cores extravagantes. Para as mulheres, o ideal é uma maquiagem mais leve e nada de roupas extravagantes.

Treine, treine e treine de novo

Faça um roteiro com as principais perguntas, responda e decore-as. Depois grave com o celular da mesma forma como você responderá no momento da entrevista. Ao terminar assista e veja os pontos a serem melhorados.

Lembre-se quanto mais treinar, melhor irá se sair. Boa sorte!